Desde fantasmas às Tripas à moda do Porto, vamos contar-lhe algumas das icónicas lendas que representam esta cidade do norte de Portugal.
1) O Fantasma de S. Bento
A 8 minutos do Hotel Moon & Sun Porto, a Estação de São Bento representa um grande símbolo histórico da cidade e um local de passagem diário de centenas de visitantes. Porém, o que muitos desconhecem é o historial deste edifício, que já foi conhecido como o Convento de São Bento da Avé Maria.
Conta a lenda que, por volta de 1834, foi determinada a extinção de todas as ordens religiosas. Nesse decreto, mencionava-se que ordens religiosas onde se albergassem apenas mulheres (como seria o caso deste Convento), deveriam ser extintas aquando do falecimento da última freira residente.
Por isso, apenas em 1892 se considerou a construção de uma estação ferroviária no local, aquando do falecimento da última freira. Aí reside o mito do fantasma de S. Bento, devido a esta irmã “teimosa” e crente religiosa. Consta-se que, durante as noites, é possível ouvir as suas rezas pelos corredores da estação.
2) O Mistério do Vinho do Porto
Por volta de 1679, partiu uma embarcação da cidade invicta rumo a Londres, com barris de vinho do Porto. Infelizmente, essa mesma embarcação foi atacada por um consórcio francês que, numa tentativa de salvamento, alterou a rota de viagem.
Acabaram por se reabastecer em São João da Terra Nova e apenas prosseguiram a viagem na primavera seguinte, para evitar o inverno rigoroso que se vivia. Surpreendentemente, esta permanência na região fez com que o vinho adquirisse um aroma e sabor agradáveis, fazendo com que se tornasse reconhecido mundialmente e consequentemente envelhecido na região até aos dias de hoje.
Venha provar a melhor bebida da região diretamente no Hotel Moon & Sun Porto.
3) A Origem das Tripas e dos Tripeiros
Reza a lenda que o apelido “Tripeiros” deriva do sacrifício apresentado pela população portuense em 1415 em apoio ao Infante D. Henrique, oferecendo bens alimentares às suas embarcações que partiam rumo a Ceuta, ficando apenas com os seus restos, conhecidos como “as tripas”.
Outra lenda relacionada com esta iguaria nasce durante o tempo dos suevos, que iniciaram a sua expansão após a queda do império romano e tornaram o Porto a sua principal cidade. Como as tripas faziam parte da sua alimentação, tornou-se um prato gastronómico local, novamente demonstrando um sinal de resiliência dos cidadãos portuenses.
Recomendamos que experimente este prato tradicional da cidade do Porto na Casa Correia, a uma distância de 7 minutos a pé do Hotel Moon & Sun Porto.