Apesar de ser um dos santos populares mais celebrados por toda Europa, nenhuma cidade festeja o São João como o Porto, numa manifestação popular que arrasta multidões para a rua, contagiando cada um dos bairros e freguesias da cidade, entusiasmando todos quantos participam ou descobrem pela primeira vez esta festa.
Pelas suas características únicas e especiais, mas também pela cada vez maior qualidade e diversidade da sua programação, as Festas de São João são hoje um dos eventos âncora da cidade e uma marca já indissociável do Porto, reforçando a sua presença no panorama turístico internacional, nomeadamente, por esta forte associação a eventos únicos e diferenciadores do destino Porto.
Dos mais novos aos mais velhos, todos festejam o São João e são muitas as tradições associadas a este dia: desde lançar balões de ar quente, bater com martelos nas cabeças dos que passam, passar alho-porro pela cara dos populares, saltar sobre as fogueiras, oferecer manjericos com quadras tradicionais ou assistir ao fogo de artifício sobre o rio Douro, onde todos se juntam à meia-noite para apreciar o espetáculo com a melhor vista sobre a cidade.
Como manda a tradição, assam-se sardinhas em qualquer canto da cidade e por todo o lado há música e bailaricos a animar a noite.
A festa só termina de madrugada e os mais resistentes encerram a noite percorrendo a marginal, desde a Ribeira até à Foz do Douro, onde aguardam pelo nascer do sol.
Fonte: Agora Porto